sábado, 12 de abril de 2008
Doze Passo Para os Cristãos:
ORAÇÃO DA SERENIDADE:
Meu Deus, concede-me a serenidade
de aceitar as coisas que não posso mudar,
a coragem de mudar as coisa que posso
e a sabedoria de perceber a diferença.
Vivendo um dia de cada vez,
aproveitando um momento de cada vez;
aceitando os reveses como caminho para a paz;
percebendo como Jesus fez,
este mundo perverso como ele é,
e não como como gostaria que fosse;
confiando que endireitarás as coisas,
se eu me entregar a tua vontade;
para que eu possa ser razoavelmente feliz nesta vida
e supremamente feliz contigo
para sempre, na outra. Amém
(Autor: Reinhold Niebuhr)
DOZE PASSOS:
( Adaptados de AA)
Os Doze Passos são sugestões de conduta ideais para nos libertarmos de problemas emocionais, dependencias, compulsões, solidão e uma série de comportamentos indesejávais que adquirimos como consequência de nossa separação de Deus que nos levam ao sofrimento.
" Os Doze Passos são um presente que Deus enviou a humanidade através dos fundadores de AA, e que tem curado e salvado milhares de vidas no mundo inteiro."
1º Passo:
sexta-feira, 11 de abril de 2008
2º Passo:
3º Passo:
4º Passo:
quinta-feira, 10 de abril de 2008
5º Passo:
6º Passo:
quarta-feira, 9 de abril de 2008
7º Passo:
8º Passo:
terça-feira, 8 de abril de 2008
9º Passo:
10º Passo:
segunda-feira, 7 de abril de 2008
11º Passo:
12º Passo:
domingo, 6 de abril de 2008
DOZE TRADIÇÕES:
(Adaptadas de A A)
As tradições orientam os grupos, sugerem aos seus membros uma forma de convivência de ética e respeito ao próximo, contendo elevados valores espirituais.
"Praticar as tradições é uma prova de Amor, um meio de aproximação com Deus"
1ª Tradição:
Nosso bem estar comum deve estar em primeiro lugar; a reabilitação individual depende da unidade dos cristãos.
"Se me amais, observai os meus mandamentos... O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros assim como au vos amei." (João 14,16 ; 15,12)
Amar uns aos outros, não é colocar o bem estar comum em primeiro lugar?
O egoísmo nos faz colocar sempre a nós mesmos, e a todas as nossas coisas sempre em primeiro lugar. Passamos boa parte do tempo nos preocupando conosco, nossos filhos, parentes, nossa casa, nossos bens, nossa saúde, etc.
O inverso do egoísmo é o amor, o despreendimento de sí mesmo, de nossos desejos, ideais, interesses, etc. Podemos continuar, é claro, cuidando de nós mesmos, porém, isso já não é tudo em nossas vidas, já não está mais na prioridade, vemos agora, que o bem estar comum deve vir em primeiro lugar.
Fazemos parte deste grupo de cristãos, e todos são igualmente importantes, devemos ouvir a todos, e o que for melhor para todos será melhor para cada um. Aprendemos juntos, erraremos e acertaremos, no final todos seremos beneficiados com a Graça de Deus.
Não só no grupo, mas em todas as partes em que convivermos, devemos pensar no bem estar comum.
2ª Tradição:
sábado, 5 de abril de 2008
3ª Tradição:
4ª Tradição:
5ª Tradição:
sexta-feira, 4 de abril de 2008
6ª Tradição:
7ª Tradição:
8ª Tradição:
9ª Tradição
quinta-feira, 3 de abril de 2008
10ª Tradição:
11ª Tradição:
12ª Tradição:
quarta-feira, 2 de abril de 2008
SETE LEMAS:
Os lemas orientam a cada um de nós para ter uma vida mais tranquila, sadia e acertiva.
Praticar os lemas é demonstrar sabedoria e sensatez, nos levando a ter uma canduta mais proxima da que Deus espera de nós.
1 - Fazer primeiro as coisas primeiras:
"Para tudo há um tempo, par cada coisa há um momento..." ( Eclesiastes 3,1)
A primeira parte da bíblia, Gênesis, conta como Deus criou a Terra em 7 dias, trabalhando na criação seis dias e descansando no sétimo.
Essa é, sem dúvida, uma grande lição para todos nós, uma vez que o próprio Deus, O Todo Poderoso, fez uma coisa de cada vez.
Não se pode construir o segundo andar de um edifício, sem construir antes o primeiro, senão cairá.
Não se pode desejar que uma criança vá a universidade, sem antes ter cursado a primeira e a segunda séries escolares.
Para tudo na vida há uma ordem a ser seguida, há sempre algo que é prioridade e precisa ser feito primeiro, assim, para passarmos ao progeto seguinte, é ideal, que tenhamos terminado o anterior.
Se desejarmos fazer tudo ao mesmo tempo, é mais provável que não façamos nada, pelo menos nada por completo. Se ordenarmos as tarefas e fizermos uma coisa de cada vez, em ordem de prioridade, é certo que mesmo que não terminemos todas as que planejamos, pelo menos algumas veremos terminar.
Quando o nervoso toma conta de nós, a ansiedade nos afoba e queremos rapidamente fazer tudo, estaremos enfadados ao fracasso, o que nos fará sentirmos muito mal, tristes e com baixa auto-estima.
Não há nada tão sensato e lógico quanto fazer primeiro as coisas primeiras.
2 - Devagar se vai ao longe:
Em nosso caminho em busca de nossa recuperação, devemos sempre lembrar deste lema. Sabemos que vamos nos recuperar, mas não devemos acreditar que será de imediato.
O Senhor Jesus nos ensina a ser mansos e pacientes: "Bem-aventurados os mansos por que possuíram a Terra." ( Mateus 5,4). Os apóstolos, demonstraram grande exemplo de paciencia e resignação ao esperar, sem data prévia, à volta do Senhor.
Não devemos só fazer planos visando resultados a curto prazo, devemos pensar também a médio e longo prazos.
Algo que hoje parece impossível de alcançar, com o passar do tempo, no futuro, quando as nossas possibilidades se ampliam, juntamente com o nosso conhecimento que aumenta, o que antes parecia impossível pode tornar-se viável.
São palavras de S. Fransisco de Assis: " Comece a fazer o necessário, depois faça o possível, dentro em pouco tempo, estará fazendo aquilo que considera impossível."
3 - Viver e deixar viver:
O orgulho é um conceito errado que temos de nós mesmos. É uma sensação falsa de que somos mais importante do que realmente somos, fazendo com que super-valorizemos todas as nossas coisas. Com isso, passamos a considerar nossas opiniões, valores, crenças, idéias, gostos e feitos mais importantes de que eles realmente são.
Essa forma de crença errada nos leva a querer impor aos demais as nossas vontades, gostos, opiniões, crenças, valores, etc. Passamos muito tempo acreditando que : " Se as pessoas seguissem os nossos conselhos estariam felizes, por que nós é que sabemos o que é bom pra elas!"
Não é difícil encontrarmos pessoas atabalhoadas, que mal conseguem resolver seus próprios problemas, dando conselhos aos outros!
O que este lema, sabiamente, nos sugere, é que não deixemos a presunção ( que é um defeito de caráter) nos domine e nos cegue, devemos ter consciencia de nossas limitações. A partir deste entendimento, devemos compreender que Deus deu uma vida apenas a cada um de nós, e que espera que cada um cuide da sua da melhor forma possível.
Portanto, não devemos desejar tomar o lugar de Deus e querer cuidar de questões que não nos competem, devemos sim, cuidar de nossas próprias vidas, e se agirmos da forma certa, resolvendo nossos problemas da maneira apropriada, evidentemente, os outros perceberão e estaremos, assim, ajudando os outros através de nosso exemplo.
terça-feira, 1 de abril de 2008
4 - Viver na Graça de Deus:
A palavra "Graça" pode ter duas conotações: a primeira Graça, tem o sentido de benção, de estar abençoado, de ser agraciado por Deus. A segunda graça, no sentido de bom humor, satisfação, alegria e bem estar.
Ambas estas conotações podem ser corretas aplicadas neste lema.
Inicialmente, este lema nos sugere que nos entreguemos às bênçãos de Deus e que tenhamos confiança, fé e esperança, que vivamos embaixo e Sua Sombra, permitindo, espontaneamente, que Ele cuide de nós.
Por outro lado, este lema também sugere que fiquemos de bem com a vida e com Deus. Que tenhamos bom humor, que sintamos satisfação de viver que cultivemos a alegria, procurando ver o lado bom da vida, pensamentos e emoções positivas, e que, plantemos bons frutos para termos uma boa colheita.
As portas de nossa casa, bem como as de nossos corações, devem estar sempre abertas a Cristo, para que Ele possa fazer as suas ceias em nossa companhia.
5 - Esquecer os prejuízos:
Não importa como tenha sido o nosso passado, quando praticamos os Doze Passos para os Cristãos, iniciamos uma nova vida, deixamos, portanto, o nosso passado para trás, e começamos tudo outra vez.
É perfeitamente compreencível, que na vivencia de nossa doença espiritual, durante os anos nos quais vivemos o nosso afastamento de Deus, tenhamos feito muitas coisas inconcientemente, impulsionados por nossos instintos, cometido muitos erros, provocado reações adversas por parte das outras pessoas e nos revoltado com a realidade, com a qual, não sabiamos lidar.
Se queremos mudar, devemos pensar: "Hoje é o primeiro dia de nossa nova vida!" Deixando pra trás tudo, compreendendo que os fatos que vivemos no passado foram frutos de nossa doença espiritual.
"Pouco importa o que fomos, ou o que ainda somos. O que realmente importa, é o que ainda podemos vir a ser."
Isso, no entanto, não significa, que daqui pra frente não cometeremos mais erros e que tudo será perfeito. Não, o erro sempre fará parte de nossas vidas, conflitos e divergencias com outras pessoas também, temos que ter consciencia de nossa condição humana imperfeita e limitada. Portanto, esquecer os prejuízos é uma tarefa para a vida inteira, e todo dia é dia de começar.
6 - Recomendar-se a Deus incondicionalmente:
As palavra chave deste lema é CONFIANÇA: Confiamos em Cristo o suficiente para recomendarmo-nos a Ele incondicionalmente?
Estas são as palavras de Bill W. um dos fundadores de Alcóolicos Anônimos: "A fé é como um salto no escuro para os braços de Deus; aquele que não tem fé, não salta e não é abraçado, fica, apenas, no escuro."
Recomendar-se a Deus incondicionalmente é ter fé que Ele sabe o que é melhor para nós, e o que Ele nos dá é, sem dúvida, o que merecemos e precisamos. Confiantes em sua justiça e no amor que tem por nós, resolvemos nos desapegar de tantas preocupações que temos, exageradas, conosco mesmos, a qual denomina-se egocentrismo, Esse desapego nos trará serenidade, paz e leveza de espírito.
Um termo popular muito usado, quando, sabiamente, deixamos de nos preocupar com fatos que estão fora do nosso controle: "Seja o que Deus quizer!" Assim agimos, entregando a Deus o controle da situação, em Suas Fortes e Sábias Mãos entregamos o leme de nossos barcos.
"Perguntou-lhes, então:"Onde está a vossa fé? (Lucas 8,25)
7 - Só por hoje:
Como já disemos no quinto lema: " Hoje é o primeiro dia de nossa nova vida" e será sempre, por que o ontem já vivemos quando era hoje, e o amanhã, quando chegar, será hoje novamente.
Desta forma vivemos um dia de cada vez, seguindo as palavras de Jesus: " A cada dia basta o seu cuidado".
A magia do hoje é que, todos os dias que vivemos são sempre hoje, Não podemos dizer que estamos vivendo ontém, ou que: agora é amanhã. Não. Todos os dias que acordamos serão sempre hoje, e este é o dia que temos que viver!