quinta-feira, 3 de abril de 2008

12ª Tradição:

A humildade é o alicerce espiritual de todas as nossas tradições. Lembrando-nos sempre de colocar os princípios acima das personalidades.
"Guardai-vos de fazer as vossas obras diante dos homens para serem vistos por eles. Do contrario, não tereis recompensa junto ao Pai que está nos céus." ( Mateus 6,1)
Sabemos que a causa de nossa doença espiritual é o egoísmo, e que o egoísmo é a ação do orgulho. O inverso do orgulho é a humildade, e a cura para a nossa doença é o amor que é a ação da humildade.
Assim sendo, a humildade é o alicerce de todas as nossas tradições: Sem humildade não conseguimos colocar o bem estar comum em primeiro lugar. Sem humildade não conseguimos aceitar a autoridade de nosso Deus Amantíssimo. Sem humildade não conseguimos aceitar Cristo como nosso Salvador, uma vez que por vaidade, orgulho e presunção, continuaríamos acreditando que poderíamos nos curar sozinhos. Sem humildade não teríamos amor suficiente para desejar a judar os outros doentes que ainda sofrem. Sem humildade não conseguiríamos rejeitar doações financeiras daqueles que não sejam membros da Irmandade. Sem humildade não seríamos capazes de servir sem receber remuneração financeira. Sem humildade não seríamos capazes de nos abster de dar opiniões sobre assuntos alheios a nossa Irmandade. Sem humildade não conseguiríamos manter o anonimato na mídia, uma vez que a vaidade nos impulsiona a desejar a fama.
Quando fazemos obras, aparentemente boas, mas, com a intenção de nos vangloriarmos, de nos exibirmos para as outras pessoas, estamos alimentando nossa vaidade e nosso orgulho, estamos nutrindo nossa doença espiritual e o nosso egocentrismo.
Lembremo que: aquele que quer parecer maior diante dos homens, se torna menor diante de Deus!