sábado, 12 de abril de 2008

DOZE PASSOS:




( Adaptados de AA)


Os Doze Passos são sugestões de conduta ideais para nos libertarmos de problemas emocionais, dependencias, compulsões, solidão e uma série de comportamentos indesejávais que adquirimos como consequência de nossa separação de Deus que nos levam ao sofrimento.



" Os Doze Passos são um presente que Deus enviou a humanidade através dos fundadores de AA, e que tem curado e salvado milhares de vidas no mundo inteiro."

1º Passo:


Admitimos que éramos impotentes perante os efeitos de nossa separação de Deus, que tinhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.


"Pois sei que em mim, quero dizer, em minha carne, o bem não não habita: querer o bem está em meu alcance, não porém, praticá-lo."(Romanos 7,18)


Quando eramos crianças, os que eram maiores que nós às vezes nos faziam cócegas. Faziam tantas cócegas e por tanto tempo que perdiamos o controle. Ficavamos ofegantes e implorávamos que parassem, gritando: "Desisto, dou-me por vencido, pare, por favor!" Às vezes paravam quando gritavamos, outras vezes só paravam quando alguém mais velho ou maior vinha em nosso auxílio.


O 1º Passo é como este episódio da infancia. Nossa vida e nosso comportamento são como o fazedor de cócegas que aflige dor e desconforto. Fizemos isso a nós mesmos. Assumimos o controle para nos proteger, mas os resultados com frequencia terminaram em caos. E agora não queremos desistir do controle e ficar livres do tormento. No 1º Passo, admitimos que não aguentamos mais. Imploramos pelo alívio. Gritamos: "Desisto!"


Não devemos procurar nada complicado ou profundo para entender o 1º Passo. Em vez disso, rendemo-nos e encaramos a dor de frente. Talvez tenhamos passado a vida toda evitando, escondendo ou medicando a dor. O 1º Passo é uma oportunidade para enfrentar a realidade e admitir que nossa vida não está funcionando sob nosso controle. A ceitamos nossa impotencia e paramos de fingir.