quarta-feira, 2 de abril de 2008

3 - Viver e deixar viver:

"Se for possível, quanto depender de vós, vivei em paz com todos os homens." (Romanos 12,18)

O orgulho é um conceito errado que temos de nós mesmos. É uma sensação falsa de que somos mais importante do que realmente somos, fazendo com que super-valorizemos todas as nossas coisas. Com isso, passamos a considerar nossas opiniões, valores, crenças, idéias, gostos e feitos mais importantes de que eles realmente são.

Essa forma de crença errada nos leva a querer impor aos demais as nossas vontades, gostos, opiniões, crenças, valores, etc. Passamos muito tempo acreditando que : " Se as pessoas seguissem os nossos conselhos estariam felizes, por que nós é que sabemos o que é bom pra elas!"

Não é difícil encontrarmos pessoas atabalhoadas, que mal conseguem resolver seus próprios problemas, dando conselhos aos outros!

O que este lema, sabiamente, nos sugere, é que não deixemos a presunção ( que é um defeito de caráter) nos domine e nos cegue, devemos ter consciencia de nossas limitações. A partir deste entendimento, devemos compreender que Deus deu uma vida apenas a cada um de nós, e que espera que cada um cuide da sua da melhor forma possível.

Portanto, não devemos desejar tomar o lugar de Deus e querer cuidar de questões que não nos competem, devemos sim, cuidar de nossas próprias vidas, e se agirmos da forma certa, resolvendo nossos problemas da maneira apropriada, evidentemente, os outros perceberão e estaremos, assim, ajudando os outros através de nosso exemplo.